El Tango de Messi


No jogo que marcou a volta de Ronaldinho à seleção brasileira, o Brasil foi derrotado pela rival Argentina por 1x0, em Doha, no Qatar. Foi o primeiro grande clássico do técnico Mano Menezes no comando da equipe nacional e a primeira partida de Sergio Batista desde que foi efetivado como treinador argentino.

Com o resultado, Mano Menezes conhece a primeira derrota ao comando do Brasil. Antes da Argentina, o Brasil havia jogado contra Ucrânia, Irã e Estados Unidos e vencido todas.

Em um primeiro tempo morno, Messi e Ronaldinho comandavam as ações das duas seleções. Os olhos do mundo estavam voltados para os dois. Mas foi do brasileiro, a primeira chance de gol, em uma cobrança de falta, que acabou ficando na barreira. A Argentina respondeu logo em seguida, com boa jogada de Javier Zanetti, que chutou de esquerda pra boa defesa de Victor.

Nos primeiros minutos de jogo, a seleção de Mano Menezes continuou com um volume de jogo um pouco maior que os rivais. Aos nove minutos de jogo, André Santos aproveitou bem uma inversão de campo pela esquerda e cruzou para Neymar, que não conseguiu se antecipar à defesa argentina. No rebote, Ramires chutou chato e Romero defendeu.

O primeiro lance de real perigo do Brasil saiu aos 18 minutos, em boa jogada de Daniel Alves, que tabelou com David Luiz e chutou com força, mas a bola foi no travessão. Aos 20, o mesmo David Luiz tentou de cabeça, depois de um cruzamento da direita, mas a bola passou por cima do gol de Romero. Logo depois, aos 22, depois de chute cruzado de Thiago Silva, a bola sobrou pra Ronaldinho, que tentou de calcanhar, porém chutou fraco em cima do goleiro Romero.

Os últimos bons momentos do primeiro tempo foram da Argentina. Aos 30 minutos, em cobrança de escanteio, Pareja subiu de cabeça, e Victor fez grande defesa. No rebote, Higuaín chutou para mais uma incrível defesa do goleiro brasileiro, mas o jogo já estava paralizado por impedimento de Higuaín. Aos 38 minutos, em seu unico lance de destaque no primeiro tempo, Messi arriscou de fora da área, e a bola chegou a tocar o travessão do gol de Victor.

No segundo tempo, o Brasil continuava melhor que os Hermanos, porém repetindo os erros. Na Argentina, Lavezzi entrou no lugar de Higuaín e levava perigo pela ponta direita, porém sem concluir as jogadas com eficiência.

Aos 27 da etapa final, Ronaldinho saiu de campo aplaudido pelos torcedores que estavam a acompanhar o jogo no estádio para a entrada de Douglas, que acabou sendo decisivo na partida. Em um dos seus poucos toques na bola, Douglas bobeou e perdeu a bola para Banega que armou o contra-ataque: passou para Lavezzi que deu a bola nos pés de Messi. O camisa 10 argentino partiu com a bola dominada pela ponta direita e foi cortando para esquerda e driblando os marcadores brasileiros. Quando Thiago Silva e David Luiz chegaram para o combate, Messi chutou cruzado, no canto direito de Victor, que não pôde fazer nada, além de assistir o "Tango da Vitória" de Messi. 1x0 Argentina e o fim de dois tabus: Messi nunca havia marcado contra a seleção principal do Brasil e nem vencido.

Um comentário:

  1. Chamar Ronaldinho Gaúcho enquanto se espera por Ganso é complicado, ainda mais quando se fala em um ser substituto do outro sem ao menos atuarem na mesma posição. Se posteriormente a ideia do mano é colocá-lo como meia porque não fez isso de uma fez no último jogo?
    Jogar em um esquema de três atacantes sem um centro avante ele deixou de cobrir apenas a parte mais importante do campo, que é a área adversária.
    E também acho engraçado a não convocação de Hernanes pois o próprio Mano não chamaria um volante que não vem atuando mais avançado. No entanto me entra em jogo com uma formação totalmente favorável a utilização do Hernanes.
    Vejo com bons olhos o caminho que o Mano está traçando e as ideias que ele vem tendo são boas, no entanto vamos esperar e ver o que ele vai fazer com algumas peças.

    ResponderExcluir