Nada como um dia após o outro.



A imagem ao lado é do periódico corintiano O Fiel, e data do dia 30 de novembro de 2009, ou seja, há um pouco menos de 1 ano atrás. Na ocasião, o Corinthians jogava contra o Flamengo pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. A situação era um tanto peculiar, pois o São Paulo, lider do campeonato até o começo daquela rodada, dependia de um bom resultado do Corinthians. O jogo até hoje é carregado de polêmicas, que vão desde a troca de passes sem interesse nenhum da defesa corintiana até o pênalti, que fora bem assinalado, mas que não sofreu qualquer tentativa de defesa por parte de Felipe, na época goleiro do alvinegro paulistano. O Flamengo, que nada tinha a ver com isso, foi lá e converteu a cobrança. O final disso tudo já sabemos, o São Paulo perdeu para o Goiás e o Flamengo rumou para a última rodada lider e dependendo apenas de si para ser campeão, o que realmente aconteceu.

Não houveram acusações por parte dos tricolores de compra de resultado por parte dos rubro-negros. E nem poderiam haver. Por mais que Márcio Braga tenha seus defeitos, ser burro não é um deles. E comprar um resultado naquela situação seria um atestado de idiotice eterna. A acusação a qual me refiro foi a de que os corintianos naquela tarde de 30 de Novembro fizeram corpo mole. Pelo bem da verdade o Corinthians em nada tinha a ver com a disputa da liderança, exceto o de enfrentar os rubro negros. A verdade é que, sim, aquele jogo foi muito estranho. Se por um lado víamos Defederico se matando para chegar em todas as divididas, víamos um Ronaldo pedindo pra sair e uma defesa sem a menor intensão de agredir o Rubro Negro da Gávea (no sentido de atacar). Os são-paulinos ficaram injuriados. E a ponta do iceberg foi a capa do periódico acima, veículado pelo próprio Sport Club Corinthians Paulista.

E chegamos ao domingo, dia 21 de Novembro de 2010, quase um ano depois disso tudo. Mais uma vez, Corinthians e São Paulo estão no meio de uma polêmica ao final do Campeonato Brasileiro. Mas, por ironia do destino, corintianos dependem de um resultado positivo do Tricolor Paulista, para frear o Fluminense. E mais uma vez um dos times envolvidos sendo o lider do campeonato antes da rodada começar, ou seja, dependendo de si. Mas, dessa vez, a reclamação de facilitar o jogo para o concorrente direto não procedeu. Não totalmente.

Há de se dizer pelo bem da verdade, mais uma vez: O São Paulo não facilitou nem um pouco a vida do Fluminense no começo do jogo. A começar pelas defesas de Rogério Ceni, que se não fossem os 4 gols sofridos, seria uma das melhores exibições do arqueiro e capitão são paulino no ano. Um contra ataque perigoso também assombrava o Fluminense. Mesmo com o gol de Gum, a vida Pó-De-Arroz não ficou mais fácil, passando por um gol de Lucas Gaúcho, empatando a partida.

Após isso, a expulsão de Xandão (que entrou no lugar de Miranda, machucado no primeiro tempo), e com um Fluminense cada vez mais próximo do gol, já não tinha o que ser feito. Expulsão correta, na minha opinião. A única ressalva que faço é o destempero na expulsão de Richarlyson. Não sei o que houve ali, não tem microfone em campo para saber o que ele e Heber Roberto Lopes discutiram. Com certeza é assunto inacabado. Mas enfim, o fato é que, depois disso tudo, não tinha porque o São Paulo se matar para vencer a partida. Afinal, se o Corinthians vencesse, aquela derrota não mudaria nada. Se empatou com o Vitória (era para ter perdido, um gol mal anulado e um pênalti não dado podem custar a permanência do Vitória na Série A ano que vem), problema dos corintianos.

E Tite, técnico do Corinthians, reclamou da arbitragem, mesmo com os erros que eu citei acima. Uma semana depois do jogo da vergonha no Pacaembu.

Nada como um dia após o outro.

PS.: Falarei de Cruzeiro x Vasco e das espectativas para Corinthians x Vasco, na próxima rodada. Mas falarei em outra hora, são quase duas e meia da manhã. Até.

Um comentário:

  1. Assim, eu acho que entregar o jogo pra prejudicar o rival é algo totalmente anti-ético e que eu reprovaria, se o Flamengo fizesse. Mas a questão é que se quer entregar, o problema do 'entregador' não de quem 'recebe o presente'.
    Falo isso porque tem alguns torcedores do Inter querendo que o time entregue pro Vitória, pro Flamengo cair, por vingança de 2009.

    ResponderExcluir