Roteiro de filme

Ontem Fluminense x Internacional tinha tudo para ser um filme, daqueles repletos de momentos de emoção e gols. O lider do campeonato defendendo a ponta contra o atual campeão da América do Sul e postulante à campeão mundial, um duelo entre dois dos melhores jogadores do campeonato, o Inter necessitando da vitória para manter o sonho do título e casa cheia. Poderia ser um filmaço. Mas não foi. A falta de gols do jogo no Beira Rio foi frustrante ontem. Mas não para todos os 22 jogadores. Um deles poderia até se sentir indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Ricardo Berna sempre foi um goleiro preterido pelo Fluminense, tanto time quanto torcida. Desde muito tempo se acostumou a ser o goleiro reserva que raramente entra. Segunda opção quando Diego saiu do Atlético Paranaense para as Laranjeiras, segunda opção quando Fernando Henrique começou a ganhar destaque, conseguiu uma chance de regularidade no gol com Parreira, mas Renato Gaúcho o relegou de novo ao banco. E com a chegada de Rafael da base de Xerém, Berna se conformou com o ingrato serviço de terceiro goleiro. Com as contusões de Rafael e as falhas um tanto grotescas de Fernando Henrique, Berna ganhou uma chance. E parece que quer agarrá-la com unhas e dentes.

Somem esses roteiros dos parágrafos anteriores a um jogo nervoso, com Dario Conca sendo caçado em campo por Guiñazu e Wilson Mathias, o ataque tricolor inoperante com um solitário Washington e um Tartá irreconhecível, mais um Inter com um D'Alessandro participativo e um Alecssandro perigoso e sedento por gols. Nada podia dar errado para Berna. E não deu.

Seguramente o arqueiro tricolor foi o melhor em campo no jogo em Porto Alegre. Por mais que Diguinho também tenha dado sua contribuição tirando um gol certo em cima da linha, Berna ofuscou a tudo e todos. De patinho feio do banco de reservas à principal figura de um jogo tenso e pegado, com todos os holofotes em cima da meta pó-de-arroz. A defesa na cobrança de falta de Andrézinho foi apenas a chave de ouro do filme.

Três defesas que resumiram o jogo muito bem, a pressão do Inter, a passividade do Fluminense e o jogão de Ricardo Berna, que deve ter ganho bicho dobrado pela atuação de ontem.

Como bom vascaíno eu poderia muito bem estar torcendo contra Fluminense e Botafogo nessa reta final. Mas acredito que o bom trabalho deve ser premiado sempre. E é evidente que os dois times estão merecendo estar onde estão. Só me resta torcer pro Vasco ao menos conseguir diminuir esse ímpeto tricolor no domingo. Precisaremos dessa torcida pra superar mais esse obstáculo. Depois dos 90 minutos no Engenhão que sim, ai o Fluminense possa ter sorte pra terminar esse campeonato bem.

Um adendo apenas sobre o jogo do Flamengo. Eu costumo relevar bastante o Marcelo Lomba, mas ontem foi demais. Os dois gols foram responsabilidade dele. É preciso que se ajude o moleque, mas um bom puxão de orelhas e canja de galinha não fazem mal a ninguém...

2 comentários:

  1. Cruzeiro e Corinthians foram ao Beira-Rio e jogaram de igual pra igual com o Inter. Já o Fluminense, típico de Muricy, ficou todo recuado. Pra mim, não merece ser campeão.

    ResponderExcluir
  2. Não acho que Flu tenha entrado Recuado, jogo no 1º tempo estava lá e cá. Berna foi um monstro em campo mesmo fez defesas épicas, como o FH também já fez as deles. Embora em sempre tenha preferido o Berna.

    ResponderExcluir