Ronaldinho é o mais novo contratado do Futebol Carioca.

Foto extraída do Blog do Lédio Carmona (endereço abaixo)

Vocês devem estar se perguntando o porquê de eu dizer que Ronaldinho foi contratado pelo Futebol Carioca se ele está vestindo a camisa do Flamengo. Claro, ele é jogador do Rubro Negro, e seria natural que eu, como torcedor de um time rival (Vasco), ficasse ressabiado pela aquisição do Urubu. Não é bem assim.

Vejam bem, nós cariocas temos uma rivalidade diferente. Enquanto que no Sul a rivalidade é quase que como uma guerra entre dois paises (Grenal é de longe a maior rivalidade do Brasil, incontestável) e em São Paulo os times rivais meio que se odeiam (com intensidade menor que nos Pampas), aqui no Rio a melhor analogia à nossa rivalidade é aquela conversa de mesa de bar, onde um zoa o outro junto com opiniões sobre o futebol do Rio de Janeiro, regados a uma tulipa de chopp. Só ver como foram as manifestações aqui no Rio com relação aos campeões brasileiros de 2009 e 2010, Flamengo e Fluminense e comparar com o Bi da Libertadores do Internacional. Enquanto que no Sul existia aquele sentimento de "rancor" e "inveja" de um com o outro (em alguns casos se negando a dar os parabéns ao rival pelo título, vejam só), aqui no RJ quando flamenguistas e tricolores venceram, em sua maioria se ouviram elogios e desejos de parabéns. Claro que vez ou outra tem a exceção à regra, tanto aqui no Rio como no resto do Brasil, aquele torcedor revoltadinho que se nega a reconhecer a superioridade do adversário (exceção aqui no RJ) ou o torcedor que, mesmo apaixonado, dá os merecidos parabéns ao rival (exceção no RS e em SP). Mas é como eu disse, são exceções à regra.

Comecei esse parágrafo dizendo isso porque, sinceramente, gostei da contratação de Ronaldinho. Não escondo para ninguém que eu acho que seria mais épico ele jogar no Grêmio, ganhando uma Libertadores e conduzindo o tricolor gaúcho ao Bicampeonato Mundial. Quem me conhece sabe que sou fã de Ronaldinho desde os tempos da base no Grêmio e o acompanhei a carreira inteira. Me recordo com felicidade dos tempos dele de Barcelona (quando o Vasco não está no torneio, sou Barcelona, desde 1992 que tbm acompanho o time. Sim, sou velho.) e fiquei muito triste com sua saída do Camp Nou. No Milan esperei muito, mas uma série de fatores não possibilitou o sucesso total de R10 no Rossonero. Agora, no Flamengo, a responsabilibade é outra.

Ronaldinho não pode achar que repetindo a receita de Adriano ele vá ter sucesso. Adriano sempre foi um atacante promissor, um dos melhores do mundo (quando quer), mas não é um gênio do futebol como Ronaldinho. Agora imagine a pressão de jogar bem e conduzir seu time aos títulos para uma torcida de 35 milhões de pessoas (não comecemos as discussões sobre números, por favor). É pressão demais, mesmo pra quem já foi duas vezes melhor do mundo e comparado à Pelé e Maradona.

Pois bem, ótima contratação do Flamengo. Mas toda contratação assim tem reflexos, ainda mais nos times rivais. Com Adriano foi assim, o Fluminense se reforçou e hoje possui o melhor time do Brasil até então. O Botafogo depois de muito tempo brigou por vaga na Libertadores. Não conseguiu, mas ao menos chegou onde faz muito tempo não chega. E o Vasco, depois de se reerguer, revelou o jogador que é, na minha opinião, um dos melhores zagueiros atuando no Brasil. Novo, é verdade, mas tem tudo para crescer.

É sempre assim aqui no Rio de Janeiro. Um time cresce e os outros tentam acompanhar seus rivais. Ronaldinho é reflexo dessa constante. O futebol do RJ está passando por uma recuperação tão evidente que a possibilidade de mais um título brasileiro chegando na Cidade Maravilhosa não é absurda, como pensávamos a 3, 4 anos atrás. E não só o futebol carioca, como o brasileiro.Tanto é que, pasmem, existem esforços reais para se trazer jogadores do quilate de Thierry Henry e Trezeguet para a Terra Brasilis.

Então, não se irritem caso o seu rival tenha feito aquela mega contratação. Cobre do seu time para correr atrás. Depois, só relaxar e tomar uma loura gelada numa conversa de amigos em volta da mesa de bar

Um comentário:

  1. O futebol carioca cresceu bastante nos últimos anos, e isso é bastante louvável. A fase negra que o futebol carioca andava passando deixava de certa forma o futebol com um pouco menos de graça, afinal são os grandes cariocas e sua historia no futebol brasileiro não poderia se contentar com fugas de rebaixamento e falta de participação em libertadores.
    Com isso vejo que a contratação do R10 não é mais do que o reflexo disso, e que cresça e melhore o modo de se gerir futebol neste país, pois jogadores desde nível exigem muito mais de uma diretoria, acho que o futebol carioca assim como todo o futebol brasileiro vai colher bons frutos com essa postura de "repatriação".

    ResponderExcluir