19 vezes Flamengo


Maior contratação brasileira em 2011 e estrela do Flamengo na conquista do título da Taça Guanabara, Ronaldinho Gaúcho tem um começo de ano perfeito na Gavéa, mas não foi fácil. Foi sofrido e suado. O Boavista valorizou o quanto pôde. Mas novamente, numa decisão entre favorito e azarão, prevaleceu no futebol carioca a tradição. O Flamengo venceu a decisão da Taça Guanabara, num Engenhão lotado, com 41.708 torcedores presentes, e garantiu lugar na final do Campeonato Carioca 2011. Para a festa ser completa e o carnaval começar com uma semana de antecedência, o gol do título e da vitória por 1 a 0 foi do craque Ronaldinho Gaúcho. Numa cobrança de falta com a categoria que sempre marcou seu estilo, ele balançou a rede e tirou o time do sufoco. Porque até aquele momento o jogo estava bastante difícil para os rubro-negros.

O jogo começou com uma surpresa: a entrada de Botinelli no meio-campo, deslocando Ronaldinho para o ataque no lugar de Deivid, barrado. A ideia, segundo Vanderlei Luxemburgo, era usar três meias - Thiago Neves, Renato e Bottinelli - para municiar Ronaldinho.

O Flamengo começou a partida com mais volume de jogo. E empurrava o Boavista para sua defesa. Mas Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves não encontravam espaço e pareciam sem inspiração. O primeiro lance de perigo aconteceu aos 6 minutos, em cruzamento de Egídio, mas a zaga cortou. Outro bom lance foi aos 11 minutos de jogo, quando Thiago Neves cabeceou para defesa do goleiro Thiago. Aos 15, Léo Moura recebeu sozinho na área, mas chutou à esquerda do gol.


Com muitos passes errados, a estratégia de Luxemburgo não estava dando certo, enquanto o Boa Vista esperava o Flamengo em seu campo de defesa, para fazer o contra-ataque, o que tornava o jogo chato. Se o Flamengo melhorava o seu toque de bola, o Boavista não conseguia puxar os contra-ataques. Renato era eficiente no primeiro combate, e Willans e Maldonado marcavam em cima Tony e Leandro Chaves, os armadores da equipe da Região dos Lagos. Com isso, Frontini não conseguia ser acionado.

Aos 34, a torcida rubro-negra começou a vaiar e a pedir Negueba. Aos 39, o último bom momento do Fla na etapa inicial: Egídio cruzou na área e o goleiro Thiago se esticou para desviar a bola antes de Thiago Neves.

Debaixo de uma temperatura de 42°, os dois times foram sentindo o cansaço e caindo de ritmo. Ronaldinho, bem marcado pelos zagueiros, não conseguia se movimentar e explorar os cantos do campo. Botinelli, claramente sem ritmo de jogo, não produzia muito e Thiago Neves pecava em não tocar a bola.

No segundo tempo, Vanderlei atendeu aos pedidos da torcida e colocou Negueba em campo, no lugar de Botinelli, enquanto o Boa Vista voltava com um esquema mais ofensivo. Ainda sem funcionar as jogadas, Luxemburgo sacou Egídio e pôs em campo Diego Maurício, recuando Renato para a lateral esquerda, mas o time continuava sem criar jogadas, irritando ao técnico e à torcida.

Aos 25 minutos da etapa final, após tabelar no ataque, Thiago Neves sofreu falta dura de Edu Pina na entrada da área. Ronaldinho ajeita a bola e cobra a falta perfeitamente, no canto esquerdo de Tiago, que nada pôde fazer. Um gol que faz o camisa 10 de hoje, lembrar o maior camisa 10 da história do clube. A torcida do Flamengo passou então a gritar "mais um, mais um", pedindo o gol que tranquilizasse de vez o time. Aos 31, Léo Moura deu uma arrancada pela direita, em contra-ataque veloz, mas perdeu a chance de atender o pedido dos torcedores. Ele segurou demais a bola e acabou desarmado. Nada que estragasse a festa e o carnaval antecipado em vermelho e preto. Ronaldinho Gaúcho, que está pronto para cair na folia, cumpriu o dever de casa e agora pode se divertir à vontade. Ele e toda a Nação Rubro-Negra.

Após o apito final, Ronaldinho ergueu a Taça Guanabara, repetindo o feito de outros 18 capitães do Flamengo. Com o título do primeiro turno do Campeonato Carioca, o Flamengo garante a presença na final do campeonato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário